O rejuvenescimento facial a laser é um procedimento cosmético que permite suavizar as rugas pequenas e médias. Após realizar a manipulação, a pele fica renovada, esticada e elástica. No processo, o laser afeta apenas algumas camadas, enquanto a epiderme permanece inalterada. Graças a essa técnica, os processos de regeneração são ativados no nível celular e as mudanças relacionadas à idade são suspensas.
O que
Um laser facial em cosmetologia é um dispositivo especial, cuja principal tarefa é converter energia em um fluxo de radiação de alta intensidade. Essa tática é muito popular e é fornecida por muitas clínicas de estética.
O rejuvenescimento facial com laser consiste na capacidade de um feixe de luz causar queimaduras de até 1 mm de profundidade.
As células subjacentes começam a se dividir intensamente, o que leva à formação de uma nova epiderme.
Assim, há uma correção de rugas mímicas de leve e média severidade, fortalecimento da pele e aumento de sua elasticidade.
Durante o procedimento, a exposição ao laser é realizada em áreas problemáticas da pele. Neste caso, nota-se a penetração da viga até a profundidade de um milímetro. Como resultado, células velhas são destruídas e novas começam a se formar em seu lugar.
Após o rejuvenescimento a laser, é importante cuidar adequadamente da pele, o que irá acelerar a recuperação e prevenir o desenvolvimento de complicações.
Para isso, use produtos com efeito hidratante e calmante. Os cosméticos que contêm antioxidantes são amplamente utilizados.
A proteção solar adicional (cremes, loções) é igualmente importante. Você também precisa se lembrar de como limpar a pele usando meios suaves.
O procedimento de rejuvenescimento facial pode ser realizado com diversos tipos de laser. Via de regra, são érbio, CO2 e neodímio. Eles diferem entre si no comprimento de onda, profundidade e métodos de implementação do impacto.
Métodos
A terapia a laser facial é dividida em vários tipos.
Rejuvenescimento ablativo fracionário
Essa técnica envolve a remoção pontual de defeitos cosméticos na pele. Os cientistas provaram que em diferentes zonas da epiderme, as estruturas celulares estão em diferentes estágios de crescimento. Como resultado, em uma área a pele será danificada e em outras será mais macia e saudável. O método de rejuvenescimento a laser ablativo é usado para realizar um efeito pontual apenas nas áreas problemáticas.
Biorevitalização a laser
É uma tecnologia inovadora realizada sem cirurgia. Ajuda a lidar com manchas como rugas profundas e cicatrizes. No decorrer do trabalho, pulsos curtos de laser são administrados, que queimam as camadas dérmicas mortas, abrindo espaço para a formação de novas células.
Além disso, a biorevitalização desencadeia a produção de fibras de colágeno e elastina. Para acelerar o resultado, a pele é pré-tratada com uma composição especial que atinge as camadas profundas e as satura com todos os microelementos úteis.
Radiação não ablativa
A superfície do rosto é exposta a longos feixes de laser. Este tipo de procedimento é mais sério na implementação, portanto, só é prescrito se houver certas indicações, por exemplo, com cicatrizes profundas, vestígios de danos químicos, erupções cutâneas graves.
O rejuvenescimento não ablativo trata toda a superfície do rosto de uma vez.
Laser resurfacing
Este é um dos procedimentos minimamente invasivos. Para corrigir as alterações relacionadas à idade, um laser do tipo safira ou érbio é usado, devido ao qual um efeito suave, mas profundo, é exercido sobre a pele.
Este lifting remove linhas de expressão, aperta o contorno do rosto, elimina acne e suaviza pés de galinha.
Fotorejuvenescimento
Este é um método combinado de todos os procedimentos acima. Na maioria dos casos, essa tática é usada para melhorar o tom e a elasticidade da pele.
Indicações
O rejuvenescimento da pele facial a laser é realizado na presença de certos problemas, entre os quais:
- sinaisfotoenvelhecimento;
- efeitosacnee pós-acne;
- acnecicatrizes;
- desigualsombraepiderme;
- modelarvascularmalha;
- extensãoDesde a;
- emergênciarugas. . .
Também é recomendável realizar o procedimento se houver diminuição do turgor ou aumento da pigmentação.
Contra-indicações
O rejuvenescimento a laser das pálpebras e da face tem certas limitações.
Assim, sob certas circunstâncias, a manipulação será negada. Entre as principais contra-indicações estão as seguintes:
- açúcar diagnosticadodiabetes;
- pré-cancerosoprocessos patológicos;
- crônicadoenças em fase de exacerbação;
- doençasconectivotecidos sistêmicos;
- infecciosoe processos inflamatórios de forma agravada;
- epilépticoconvulsões;
- oncológiconeoplasias;
- período de recepçãomedicinaldrogas que aumentam a sensibilidade da pele à luz ultravioleta.
Além disso, tal procedimento é proibido durante o período de gestação e amamentação.
Preparação
Uma sessão de rejuvenescimento a laser não requer medidas preparatórias especiais. O paciente deve primeiro consultar um médico que avaliará o estado geral da pele, determinará toda a gama de problemas e também se certificará de que não há possíveis restrições.
Poucos dias antes da data prevista para a manipulação, é preciso abandonar o uso de cosméticos decorativos, ir ao solário e se bronzear ao sol.
Se o procedimento for realizado no verão, é necessário proteger a pele da intensa exposição ao ultravioleta. Para fazer isso, você precisa aplicar protetor solar no rosto antes de sair.
Progresso
Todo o processo de rejuvenescimento a laser envolve a implementação de várias ações consecutivas. Primeiro, a superfície da pele na área do problema é limpa. Para isso, podem ser usados esfoliantes ou esfoliantes especiais.
A seguir, é aplicada uma pequena quantidade de gel anestésico, o que permite que o procedimento seja realizado sem causar desconforto ao cliente.
Depois disso, o cosmetologista passa diretamente a trabalhar com o laser. Em uma sessão, dependendo da gravidade dos problemas existentes, você pode tratar toda a superfície do rosto, decote e pescoço.
Na fase final, a epiderme é enxugada com uma solução emoliente.
Em termos de duração, uma sessão dura cerca de 60 minutos.
Duração e frequência do procedimento
Para obter o resultado desejado, os cosmetologistas recomendam fazer um curso completo de rejuvenescimento a laser, que pode incluir de 3 a 5 sessões com um intervalo de 14-21 dias entre elas.
Para manter e aumentar o efeito no futuro, você pode fazer um procedimento por ano.
Quanto tempo dura o efeito
Dependendo do método de tratamento da pele escolhido, o resultado pode durar de 12 a 18 meses.
Cuidado depois
Após cada sessão, é necessário um certo tempo para a restauração da epiderme, bem como para que o paciente siga uma série de recomendações dadas pelo especialista.
Por duas semanas, um hidratante e produtos contendo ácido hialurônico devem ser aplicados nas áreas tratadas.
No primeiro dia após a realização da manipulação, é proibido o uso de cosméticos decorativos. Além disso, até o momento em que a epiderme esteja totalmente renovada, é preciso esquecer os esfoliantes e as cascas.
Para prevenir a formação de manchas senis, os cosmetologistas aconselham o uso de protetores solares com um nível de FPS superior a 30.
Para uma recuperação mais rápida após a exposição ao laser, são prescritos complexos de vitaminas fortalecedoras. Para a lavagem, você pode usar água ozonizada. Mais tempo deve ser dedicado a caminhadas ao ar livre.
Somente a estrita implementação de todas as recomendações de cuidados com a pele durante o período de reabilitação ajudará não só a manter o resultado obtido, mas também a prevenir o desenvolvimento de consequências.
Complicações
Independentemente do efeito na pele, depois dele, o aparecimento de vários efeitos colaterais não é excluído.
Vermelhidão, descamação e coceira podem ocorrer imediatamente após o procedimento de rejuvenescimento a laser. Esses sintomas são normais e desaparecem por conta própria em um curto período de tempo.
Em casos raros, hiperpigmentação, cicatrizes e cicatrizes são observadas. Além disso, o vírus do herpes pode se tornar ativo, para cuja eliminação o médico prescreve a ingestão de medicamentos anti-herpéticos.
Além disso, após a manipulação cosmética, o paciente pode ser perturbado por inchaço, sensações dolorosas leves formadas na superfície da área tratada da crosta.
A razão para o aparecimento de tais reações adversas na maioria dos casos é a violação por um especialista da técnica de realização do procedimento, ou o desconhecimento do cliente das prescrições durante o período de preparação ou reabilitação.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do rejuvenescimento a laser incluem alta eficiência, segurança, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Além disso, os cosmetologistas destacam o fato de que essa técnica é adequada para qualquer tipo de pele.
Entre as principais desvantagens estão a dor, a presença de várias contra-indicações, a probabilidade de reações negativas, um longo período de recuperação e o alto custo.
O rejuvenescimento facial a laser é considerado a melhor alternativa aos métodos de injeção no combate às alterações relacionadas ao envelhecimento. Ao mesmo tempo, é importante entender que no final o resultado dependerá não só do nível de habilidade do especialista, mas também das características do organismo e do cumprimento pelo cliente de todas as recomendações.