Os óleos essenciais obtidos de várias plantas são usados pelas pessoas há muito tempo. Eles são amplamente utilizados como aromáticos. A alta volatilidade em combinação com a atividade química determinou sua demanda como componentes de formulações utilizadas em cosmetologia e para a produção de perfumes. Eles também são usados para fins terapêuticos e profiláticos.
Devido à sua capacidade de penetrar profundamente na derme, eles são frequentemente incluídos em várias máscaras cosméticas. Seu uso em sua forma pura não é praticado devido ao aumento da atividade química, que neste caso pode causar irritação severa. Portanto, os óleos essenciais para a pele do rosto são usados apenas na forma de soluções. Além disso, a base das soluções não é a água, pois não se dissolvem nela, mas vários óleos vegetais. As exceções são os casos em que é necessário um impacto pontual nos defeitos. Cremes naturais também podem atuar como base.
Importante! Não adicione óleos essenciais a cremes prontos e outros cosméticos. O fato é que eles desempenham o papel de transporte para a entrega de outros componentes da solução à profundidade da pele, razão pela qual seu uso pode levar a consequências imprevisíveis.
Máscaras faciais cosméticas com óleos essenciais podem ser eficazes para todos os tipos de pele. O principal é escolher a composição certa da máscara. Por isso, é necessário conhecer as propriedades dos óleos mais utilizados.
Composições para pele oleosa
Os óleos de tea tree, abeto, cânfora, alecrim e bergamota funcionam bem na derme problemática com aumento da atividade das glândulas sebáceas. Esta lista não é limitada. Além disso, deve-se notar que muitos deles têm um efeito universal em diferentes tipos de pele.
- O óleo da árvore do chá mostrou-se bem na composição de máscaras feitas para derme problemática com funcionalidade prejudicada das glândulas sebáceas. Suas propriedades antissépticas o tornam extremamente eficaz contra acne, espinhas e outras manifestações inflamatórias desse tipo.
- O óleo de abeto tem qualidades semelhantes. Também é eficaz contra inflamações e abscessos da derme problemática com um aumento do nível de secreções gordurosas. Além disso, tem um efeito rejuvenescedor na superfície do rosto, suavizando-o. Portanto, máscaras faciais com óleos essenciais de abeto são frequentemente usadas para tonificar e rejuvenescer a pele envelhecida.
- O óleo de cânfora branca possui propriedades antibacterianas e é utilizado com sucesso como agente anti-inflamatório, fazendo parte de várias máscaras cosméticas. Essas máscaras são úteis contra acne, erupções purulentas e outras inflamações, pois ajudam a normalizar o trabalho das glândulas sebáceas e normalizar a transpiração da derme problemática. Eles também podem ser úteis para clarear manchas da idade e sardas.
- O óleo de alecrim, dependendo de sua composição, é dividido em três tipos:
- Cânfora-borneol.
- Cineol.
- Verbenônico.
Ao escolher quais tipos são preferíveis em um caso específico, deve-se lembrar que as máscaras contendo o tipo cânfora-borneol são mais úteis para derme problemática e oleosa propensa à inflamação. Para pele seca com descamação aumentada, bem como pele murcha e áspera, o tipo verbenona é mais adequado.
O uso claro de tais máscaras normaliza o trabalho das glândulas sebáceas, suaviza e suaviza a superfície do rosto, restaurando sua elasticidade. Ao mesmo tempo, os poros são limpos e estreitados. Também tem um efeito anti-inflamatório tangível, razão pela qual é amplamente exigido para uso contra uma ampla gama de doenças de pele, desde furunculose e dermatite até acne.
Aplicação para pele seca
Ao responder à pergunta sobre quais óleos funcionam melhor na derme seca, deve-se antes de tudo nomear os óleos de laranja, mirra, sândalo, rosa e patchouli. Seu uso para hidratação pode substituir com sucesso cremes caros. No entanto, seu impacto não se limita à umidade.
- O óleo de laranja é usado para a pele seca no estágio de desidratação significativa. Combina bem com quase todos os óleos vegetais básicos que têm efeito hidratante. As máscaras, que o incluem, mostraram-se bem contra cicatrizes e cicatrizes. Além disso, eles são capazes de restaurar o funcionamento normal dos vasos sanguíneos da epiderme, eliminando assim os efeitos da rosácea. Também ajuda a se livrar das manchas da idade.
- O óleo de mirra é usado como agente terapêutico e profilático para a pele muito seca e rachada. É capaz de parar rapidamente a inflamação e a vermelhidão da pele seca, suavizando-a e restaurando sua elasticidade.
- O óleo de sândalo funciona bem para a pele seca e flácida que perdeu seu tom natural. É capaz de restaurar a elasticidade e o tom natural da pele seca, suavizando rugas finas ao redor dos cantos dos olhos e da boca. Atua efetivamente para restaurar o equilíbrio hídrico da pele seca e desidratada, o que é especialmente importante no inverno. Também pode clarear a pele e clarear cicatrizes e cicatrizes.
- O óleo de rosa é muito popular devido à sua versatilidade. Não só ajuda a hidratar a pele seca, mas também tem um efeito tensor, corrigindo o oval do rosto e suavizando pequenas rugas. Também reduz a hipersensibilidade da epiderme e estimula o metabolismo nos tecidos celulares.
Para apertar a pele do rosto e se livrar de seu ressecamento, o óleo de rosas é recomendado.
- O óleo de patchouli é usado para reparar a pele seca e alisá-la. Aumenta o efeito hidratante dos óleos vegetais básicos, garantindo sua penetração nas profundezas da pele. Devido a isso, ocorre uma saturação qualitativa do tecido celular com nutrientes.
Óleos essenciais para rejuvenescimento da pele
Os óleos essenciais para rejuvenescimento facial costumam ter um efeito universal e podem ser usados para todos os tipos de pele. Considere qual deles afeta melhor o rejuvenescimento da pele.
- O óleo de limão pode rejuvenescer a pele, independentemente do seu tipo, retardando o envelhecimento. Além disso, estabiliza a formação de secreções gordurosas, estreitando e limpando os poros da superfície do rosto. Ele também tem fortes propriedades de clareamento.
- O óleo de laranja vem em duas variedades porque pode ser feito de laranjas doces e amargas. Feito de laranja doce, é usado principalmente para peles desidratadas e ásperas, bem como para peles envelhecidas. Feito de laranja amarga, devido à sua capacidade de normalizar a funcionalidade das glândulas sebáceas, é mais usado para peles oleosas. Independentemente do tipo, é igualmente capaz de fornecer efeitos anti-inflamatórios e clareadores.
- O óleo de ylang ylang também é versátil em suas qualidades. Pode reparar e rejuvenescer todos os tipos de pele. E não menos eficaz, afeta as áreas problemáticas da superfície do rosto, estreitando os poros e restaurando o metabolismo normal. Devido a isso, muitas vezes é usado não apenas para rejuvenescimento, mas também quando é necessário se livrar da acne e outras inflamações da pele.
Recursos do aplicativo
Como os óleos essenciais são substâncias quimicamente e biologicamente ativas, várias regras devem ser observadas ao usá-los:
- Eles não devem entrar nos olhos. Se isso ainda acontecer, você deve lavar imediatamente os olhos com água morna.
- Após a sua aplicação, é permitido um ligeiro avermelhamento da pele. No entanto, se estiver associado a coceira ou outras reações desagradáveis, você deve alterar a composição ou garantir que sua dosagem não seja violada.
- Você não deve negligenciar como o aroma da composição afeta seu olfato. Se o cheiro for desagradável para você, é melhor substituí-lo, pois a ação bem-sucedida da composição se deve, entre outras coisas, à sua boa saúde.
- Pela mesma razão, você precisa saber com antecedência como isso pode afetar seu tom geral. Portanto, antes de ir para a cama, você não deve usar uma composição que aumente a atividade do corpo. Da mesma forma, composições com efeito relaxante não são adequadas pela manhã.